quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cômoda Restaurada, Reformada, Renovada e com Nova Função

      Para quem está acompanhando a nossa novíssima e segundíssima  Saga: Móvel Velho/Móvel Novo, delicie-se agora com novas maneiras de Restaurar, Reformar, Renovar e porque não....dar nova função à cômoda nossa de cada dia!

      De início, vamos a belos antes e depois, para nos animar a colocar a mão na massa:

Pode acreditar, esse "belo" antigo projeto de rack,  exímio enfeiador de pobres ambientes indefesos, subiu na vida, e se transformou no elegante aparador ali de baixo. Apenas recebendo uma nova pintura nas laterais, e papel contact nas faces das gavetas. Ah! Os puxadores também foram trocados.


Neste caso, a transformação foi mais simples...apenas consertou-se a gaveta que estava faltando e, como a pintura branca estava boa, apenas as faces das gavetas foram revestidas com papel contact de estampa divertida, e os puxadores foram trocados por um modelo mais moderno. Viu só...pequenas atitudes, grandes transformações!

 Essa penteadeira antiga aqui também:
 

Graças a Deus passou por grande mudança....tava precisada a coitada...hehe..(Se fosse eu acho q teria pintado de uma cor mais divertida, mas isso é questão de gosto...). E a penteadeira antiga, com cara de antiga, ficou com ares vintage...super atuais!

E se atente aos detalhes: A gaveta revestida de poá por dentro ficou surpreendente e uma graça! E o tampo de vidro protege a pintura.

   Bom, agora que vimos que: Sim, é possível dar jeito na cômoda que temos em nosso quarto, ou no do filho, etc. etc. Vamos ver algumas maneiras menos complicadas, para iniciantes como nós, colocarmos a mão na massa sem medo!

   Invista nas gavetas!

 Se sua cômoda está em bom estado e você só quer dar uma alegrada, use adesivos. Este de arco-íris ficou inusitado e divertido pelas cores e forma como foi colado, só na metade da frente das gavetas. Santa Criatividade! Invente moda também...e mostre prá gente!

Nesta foi utilizado um mapa-mundi. Isso mesmo, desses normais. Recortado e colado nas gavetas com cola branca.

Este revestimento de listras criou até uma ilusão de ótica, acompanhando o formato dos puxadores. E ficou lindo, essa combinação de cinza e branco.









E se você estiver querendo por uma pitada de verde dentro da sua casa, além de usar flores, coloque estampa de ervas nas gavetas...


   

E olha que opção bonita para cômoda do quarto do bebê. Escolher uma cor, e usá-la em degradê nas gavetas. Garante suavidade ao móvel e ao ambiente...

 Quer mais uma dica de material barato? Tem gibi velho sobrando? Pois revista as laterais ou as gavetas, da cômoda branca do quarto do bebê, que já virou criança! 

Use verde ou turquesa, na cômoda toda, ou só nas gavetas...




Se as gavetas estão meio caídas, troque por cestos....e ganhe uma cômoda de visual romântico e fofo!

    Agora vamos partir para transformações de "corpo inteiro":

Quer dar uma modernizada na cômoda branca? Dê a ela ares de correspondência.

Ou pinte a velha penteadeira, antes em madeira escura, agora toda de branco. Conservando os puxadores originais, se estiverem em bom estado...

 Esta também estava com suar cor, em madeira escura. Foi pintada de branco, as gavetinhas de cima foram trocadas por cestinhas rosas. Um nicho foi organizado acima, na parede. E esta cômoda agora alegra o quarto da pequena Sofia. (Mas não a minha, a da artista que restaurou a cômoda).

 Se você gosta do mar, use ondas e suas cores...




Mas se o que você procura é dar uma alegrada no ambiente, encha a sua cômoda de cor! Trabalhando com colagem, seja de tecido, contact, adesivo, ou o material que você tiver mais habilidade em manusear. 











Ou ainda, com uma bela e inusitada pintura, como esta aí do lado.






E o xadrez também, não deixa de ser uma bela opção. Para isso vale usar papel de parede...como nessa cômoda, ou se quiser uma opção mais em conta, você pode usar um tecido nesta padronagem.

Agora, se você não tem muito jeito para pintura, e quer uma dica fácil e econômica para usar tinta mesmo  assim? Use uma técnica chamada Stêncil, utilizada nesta cômoda. Clique aqui e aprenda a fazer-vc- mesmo. Você pode confeccionar e usar moldes para fazer esses desenhos. Assim terá menos chance de errar..rsrs

Este é outro exemplo de como você pode usar formas de desenho (Stêncil), para pintar somente um canto da cômoda branca, e assim trazer maior descontração ao móvel. Notou que a gaveta do extremo lado oposto, ganhou um puxador colorido? Eu digo que decoração é feita de detalhes...

   E se nossa cômoda é digna de reforma, para continuar cumprindo seu papel original de proteger nossas roupas. Imagine quando ela pode tomar outros ares...

...E ir morar lá na cozinha: Recebendo um tampo apropriado, ganchos para pendurar utensílios, e se transformar numa ilha de primeira grandeza?


Ou além de guardar coisas, ir parar no corredor, e servir com uma caminha para seu gato nas horas de folga?

Há ainda as que se cansam de ares interiores, e vão morar na varanda da sua casa, te servindo de um belo e confortável banco... Isso mesmo...BANCO! kkkkkkkk Veja aqui o passo-a-passo de como fazer isso. (tá, eu sei...está em Inglês, mas tem as fotos explicativas, e na barrinha do Google, tem a opção para traduzir a página...bem na partezinha de cima...fica moleza de entender..)


 Tem também as que colocam todas as gavetas para passear, e se transformam numa bela estante para a sua sala...

...Ou que se despedem só de umas duas primeiras, dão um espacinho para o sifão do lavatório, e se tornam balcões inusitados e originais, para o feliz banheiro!

Ainda há casos de cômodas que preferem continuar no quarto, mas se revestem todas belas, de papel contact amarelo, e vão servir de úteis e alegres criados-mudos !

Também ouve-se falar de casos de cômodas, que viram home offices escondidinhos, irmãos daqueles já mostrados aqui no Blog de Decorar....pega aí alguns.

E ainda há casos nada raros, de cômodas que trocam as gavetas por portas, se pintam lindas e brilhantes, e vão deixar sua sala mais elegante, servindo de bar. 

Outras um pouco mais conservadoras, preferem ficar na copa, preservando sua forma original, apenas pintando-se de uma cor bonita, se escrevendo os nomes das coisas a serem colocadas em cada gaveta,  guardando utensílios de uma forma fácil de serem encontrados. Ou seja, embelezando e facilitando o nosso dia-a-dia.

      Gostou da face multi-uso que uma cômoda pode apresentar?
      Eu adorei preparar este post! E quando tiver minha casa, prometo colocar alguma coisa em prática...
      Quem se animar e agir primeiro....manda fotos para ficarmos felizes, e nos congratularmos com o resultado!

      Comente! Me visite sempre! Sinta-se a vontade!

42 comentários:

  1. Maravilhosos, parabéns pela criatividade e obrigada por nos iluminar, vou ser vovó, e as tuas idéias foram excelentes, bjs

    ResponderExcluir
  2. oie....demorei pra responder pq estou sem net! socorrooo! rsrs mas esta semana se Deus quiser estarei com a bendita da internet em casa..rsrs...obrigada vc pelo comentário...ficou muito feliz em saber que o Blog de Decorar está sendo útil de alguma forma...ah! meus parabéns pelo netinho..ou seria netinha? E fique a vontade em voltar sempre!! bjos

    ResponderExcluir
  3. vc e otimaaaaaaaaa lindo seu trabalho apaixonei parabens... as:nice bahia boston usa

    ResponderExcluir
  4. Muitos legais as idéias de como reciclar o que temos em casa.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Idéias ótimas e lindas!!! Bjus

    ResponderExcluir
  6. lindossss ameiiiiii as dicas

    ResponderExcluir
  7. nossa. amei a matéria.. primeira vez q visito seu blog. e amei. mtas ideias.. *-*

    ResponderExcluir
  8. amei seu blog.... sera q vc pode me ajudar com dicas de q cor de sofá combina com cortina cor de ferrugem??? oh meu Deus só eu msm rs... obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  9. ola,tudo bm,amei todos os trabalhos,mas teve um que chamou a atençao e gostaria de ver o passo a passo dele,se for possivel,a comoda que virou home offices,gostaria de fazer uma pro meu filho,ok.ate logo.

    ResponderExcluir
  10. Ótimas idéias, já estou imaginando a transformação lá em casa!

    ResponderExcluir
  11. Ola boa noite, estou grávida de uma linda menina, irei pintar o quarto dela nas cores branca e lilás, tenho um guarda-roupa de cor tabaco/preto e gostaria de saber se existe adesivos inteiros nas cores neutras tipo branco, lilás que eu posso utilizar nele para não ter que comprar outro, já que ele so tem 2 meses de uso.Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nini..dá pra vc usar o papel contact...se vc precisar de uma metragem mais larga, procure por adesivo vinílico em alguma loja que venda produtos para serigrafia...pq o papel contact é mais estreito...espero ter ajudado.
      Bjo

      Excluir
  12. Ola boa noite, estou grávida de uma linda menina, irei pintar o quarto dela nas cores branca e lilás, tenho um guarda-roupa de cor tabaco/preto e gostaria de saber se existe adesivos inteiros nas cores neutras tipo branco, lilás que eu posso utilizar nele para não ter que comprar outro, já que ele so tem 2 meses de uso.Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Amei tudo, ganhei uma cômoda e quese joguei fora, mas é de madeira muito boa, e não conhecia essas obras de arte, muito show, vou me esforçar e deixar minha casa linda... hahahaha!

    ResponderExcluir
  14. Lindooooo !!! lindo !!!! lindo.... amei todos

    ResponderExcluir
  15. A-DO-REI seu blog. Desde já me considere frequentadora assídua desse espaço criativo que instiga a gente a criar, tentar, inventar. Simplesmente muito legal. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. lindoooo!!! lindooooo!!! amo decoração com contact
    http://claualbuquerque2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Lindo demais você me deu ideias otimas adorei

    ResponderExcluir
  18. Lindo demais você me deu ideias otimas adorei

    ResponderExcluir
  19. boa noite, estou com duas mesinhas de cabeceira no mesmo estado do rack que é apresentado em primeiro plano acima, minha dúvida é como fazer com aquelas lascas da madeira que descolam do móvel, eu tiro toda ou deixo como está e passo o contact por cima?

    ResponderExcluir
  20. boa noite...estou grávida e aqui em casa temos um armário de sucupira e uma cômoda de sucupira, bem velhos, mas hj eu decidi que queria reforma-los para o quarto do nenem...eles são encerados...tava pensando em lixar, pintar de branco e aplicar adesivo nas portas...vc acha que dará certo esses materiais na madeira encerada/lixada??

    ResponderExcluir
  21. affs amei a cada detalhes de cada uma das decorações parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  22. Muito bom! Fiz isso em uma cômoda bem usada e ficou lindo www.vivaavidablogvv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Do lixo para o luxo, estou restaurando alguns móveis q estavam para ir pro lixo....suas idéias e bom gosto foram inspiradores...adorei tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Do lixo para o luxo, estou restaurando alguns móveis q estavam para ir pro lixo....suas idéias e bom gosto foram inspiradores...adorei tudo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Muy buenas propuestas. En www.disenovintage-shop.com tenemos una sección de muebles customizados que os invito a ver. muchas gracias y un saludo.

    ResponderExcluir
  26. Nossa eu estava precisando mesmo me animar. Estou com uma comoda velha e antiga em casa... Já estou aqui pensando que posso fazer muitas coisas com ela. :)

    ResponderExcluir
  27. Achei tudo lindo! Me ajude: tenho um gaveteiro em palha de milho. Já tentei forrar com contact, não deu certo. Forrar com tecido ficou muito feio, Por ultimo, resolvi pintar de branco. A tinta está saindo toda. Que me sugere!

    ResponderExcluir
  28. Amei, já sei até p que farei com a minha cômoda!!

    ResponderExcluir
  29. Amei, já sei até p que farei com a minha cômoda!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei!! Que boa sugestão!!!
    http://www.psipsicologiapsicoterapia.com/

    ResponderExcluir
  31. Adorei a sugestão! Que máximo!!!
    http://www.psipsicologiapsicoterapia.com/

    ResponderExcluir
  32. ótimas dicas, amei! vou comprar tudo na Galassi Elétrica amanhã mesmo

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde, a cômoda branca que foi restaurada, recebeu umas cestinhas e tb pintura ou adesivos de flores. É adesivo? Onde encontro p comprar. Obrigada, Margareth, de Porto Alegre

    ResponderExcluir
  34. Amei suas sugestões! Nota 100 pra você!
    Visite meu blog também www.praquemtemestilo.com

    Gostaria de te encontrar no Pinterest.

    ResponderExcluir
  35. Junte-se à nossa lucrativa empresa sem se estressar com o seu trabalho, é um sistema de negociação simples apenas para obter o plano de sua escolha e fazer um mínimo de $ 2.000 com apenas um pequeno valor de investimento, você pode ganhar até $ 40.000 a $ 200.000 dentro de um mês dependendo do seu plano de investimento você pode entrar em contato com o apoiador o mais rápido possível através de: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir